Intralogística, o que é?

Imeguisa - Intralogística

GERIR MELHOR, PARA obter MELHORES RESULTADOS.

O conceito de Intralogística refere-se à movimentação de bens no interior de instalações fabris, centros de distribuição ou armazéns. Na prática, trata-se do fluxo de recebimento, armazenagem e expedição de bens a partir do momento em que estes chegam até ao momento em que saem das instalações. No entanto, a sua abrangência é mais vasta e o seu impacto no negócio é maior do que se entende nesta breve definição. Isto, porque a dinâmica logística de um armazém ou uma instalação fabril não acontece numa perspectiva bidimensional onde os materiais entram num sentido e saem, ordenadamente, das instalações no mesmo sentido.

Trata-se sim, de um universo muito mais complexo onde diversos fornecedores entregam simultaneamente bens distintos entre si, para serem armazenados, transformados e preparados por clientes internos para posteriormente serem expedidos para clientes externos. Trata-se portanto, de um ambiente tridimensional, complexo e dinâmico, onde a organização e a optimização têm um papel fundamental na produtividade e rentabilidade da actividade em questão.

Uma Intralogística organizada e bem estruturada, reduz a quantidade de material no fluxo logístico, tornando o processo mais rápido e ágil, com custos reduzidos e com impacto significativo nos resultados da actividade.

 

Já ajudamos muitos clientes a melhorar o seu fluxo logístico interno. Conheça alguns exemplos.